Queda de Pau-Brasil na UFRRJ

Compartilhe isso:
Facebook
Twitter
Google+
https://www.seropedicarj.com.br/queda-de-pau-brasil-na-ufrrj/
LinkedIn
Acompanhe pelo Email
RSS

Na madrugada de hoje (20/02) um Pau-Brasil que ficava localizado na Universidade Rural do Estado do Rio de Janeiro, campus Seropédica, caiu após fortes ventos e chuva que atingiu a plantação em frente ao Pavilhão 1.
De acordo com o departamento de conservação de Parques e Jardins da Universidade, o evento foi causado devido o solo se encontrar extremamente úmido em relação às últimas chuvas e a força do vento, ocasionando na queda da centenária e histórica árvore. Mas, tratando-se de algo tão valioso para a humanidade e seus ecossistemas a reitoria da Universidade decidiu doar o tronco do Pau-Brasil à Luthieres do Rio de Janeiro, onde, serão confeccionados instrumentos musicais com a madeira de primeira linha.
Ainda de acordo com a reitoria, a queda não ocasionou nenhum acidente com pessoas e ou automóveis.

História:
Espécie arbórea com até 12 metros de altura e 40-70 cm de diâmetro. Relatos da literatura indicam que, no passado, chegava a ter até 30 metros de altura. Planta espinhenta com folhas compostas bipinadas de 10-15 cm de comprimento, 5-6 pares de pinas de 8-14 cm de comprimento; folíolos em número de 6-10 pares por pina, com 1-2 cm de comprimento. Muito pesada, dura, compacta, bastante resistente, de textura fina, incorruptível, com alburno pouco espesso e diferenciado do cerne. empregada somente para confecção de arcos de violino. Outrora foi muito utilizada na construção civil e naval e, trabalhos de torno. Entretanto, seu principal valor residia na produção de um princípio colorante denominado “brasileína”, extraído do lenho, usado para tingir tecidos e fabricar tinta de escrever. A exploração do Pau Brasil intensa gerou muita riqueza ao reino e caracterizou um período econômico de nossa história, que estimulou a adoção do nome “Brasil” ao nosso país.
(Fonte: Ib Florestas)

Compartilhe isso:
Facebook
Twitter
Google+
https://www.seropedicarj.com.br/queda-de-pau-brasil-na-ufrrj/
LinkedIn
Acompanhe pelo Email
RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *