Embrapa Agrobiologia cria produto revolucionário para cultivo de cana de açúcar


Pesquisa realizada em parceria com a Basf lança produto inovador no mercado.

Compartilhe isso:
Facebook
Twitter
Google+
https://www.seropedicarj.com.br/embrapa-agrobiologia-cria-produto-revolucionario-para-cultivo-de-cana-de-acucar/
LinkedIn
Acompanhe pelo Email
RSS

Embrapa Agrobiologia (Seropédica) juntamente com a BASF, criam um produto que promete revolucionar a cultura de cana de açúcar. O Biokit, como é chamado o produto, é formado pelo Muneo (Basf) juntamente com o Aprinza (solução biológica da Emprapa) e tem significado mundial ao superar a condição limitante para as duas tecnologias, pois o uso de tecnologia química impedia a ação biológica disponível no solo para plantas,   simplificando,  o produto tem duas funções, uma é através de bactérias para aumentar o transporte de nitrogênio para a planta, tornando se um fertilizante biológico e outra função é o combate a pragas e doenças,  gerando um ganho de produção  de 18%  e ganho de 10 a 12 toneladas de cana por hectare.

Responsável pela pesquisa na Embrapa, a pesquisadora Verônica Macena Reis, explica que a técnica de utilizar bactérias que habitam as plantas e que pegam o nitrogênio que está no ar já é usada para o cultivo da soja. Contudo, a pesquisa utiliza uma bactéria diferente, brasileira, isolada da cana de açúcar e selecionada para produzir mais raízes, mais perfilhos, aumentar o estande de plantas, o sistema radicular e fazer com que a planta seja mais resistente a problemas climáticos.

As bactérias foram levadas para o laboratório e tiveram sua eficiência testada. Assim, elas compõem um inoculante aplicado em forma de spray que contém essas bactérias vivas em grande quantidade. Além disso, ele também oferece o controle químico em relação a pragas e outras doenças.

André Matiello, gerente de desenvolvimento de mercado da BASF, ressalta que o trabalho conjunto com a Embrapa permitiu uma sinergia entre os dois tipos de controle, o que promove todo o manejo fitossanitário da planta. A possibilidade de ganhos no canavial é de 10 a 12 toneladas por hectare.

O produto já está registrado e disponível no mercado para que os produtores possam adquirir e ver os resultados no campo.

 

Com informações do Notícias Agrícolas

Compartilhe isso:
Facebook
Twitter
Google+
https://www.seropedicarj.com.br/embrapa-agrobiologia-cria-produto-revolucionario-para-cultivo-de-cana-de-acucar/
LinkedIn
Acompanhe pelo Email
RSS

Marcos Vinícius Monteiro

Analista de Sistemas, formado pela Universidade Estácio de Sá, atualmente, especializado em Produção de Vídeo Marketing, Assessoria Política e na área de Informática, em Desenvolvimento de sistemas, gerenciamento de redes, Desenvolvimento Web e Manutenção em hardware em Geral. Trabalha com mídias sociais, marketing, produção de vídeos e matérias jornalísticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *