Análise das eleições 2018 em Seropédica


Município possui grande força eleitoral, mas não promove seu discurso sozinho

Compartilhe isso:
Facebook
Twitter
Google+
https://www.seropedicarj.com.br/analise-das-eleicoes-2018-em-seropedica/
LinkedIn
Acompanhe pelo Email
RSS

Por: Marcos Vinicius Monteiro e Danilo Freitas

Ao fim da Eleições 2018, chegamos a um mês do período mais importante da nossa união. A equipe de reportagem do SEROPÉDICA RJ, fez uma breve análise sobre o comportamento do eleitor nesta última eleição, tendo o desejo de mudança e uma renovação política como o maior anseio e até mesmo um grito de libertação. Em Seropédica, no primeiro turno tivemos sete candidatos a governador com votação acima dos 1000 votos, com destaque ao Wilson Witzel tendo quase 3 vezes mais votos que o segundo colocado.

Eleições Estaduais 2018: 1º Turno – Governador

Já no segundo turno, Wilson Witzel obteve boa parte dos votos de outros candidatos, mas teve sua vantagem proporcionalmente reduzida junto ao seu adversário, porém, ainda sim com uma ampla vantagem de 15723 votos.

Eleições Estaduais 2018: 2º Turno – Governador

 

Eleições 2018: Comparação entre Turnos

Nas eleições presidenciais, apenas quatro candidatos ultrapassaram a casa dos milhares; assim como foi a votação para governador, o candidato Jair Bolsonaro obteve larga vantagem sobre o segundo colocado. Podemos, ainda, observar também a força do PDT – Partido Democrata Trabalhista no município, onde Ciro Gomes teve uma expressiva votação e ficou muito próximo ao candidato Fernando Haddad (PT).

Eleições 2018: 1º Turno – Presidente

No segundo turno Haddad, absorveu boa parte do eleitorado de outros candidatos, chegando aos 10695 votos, mas não foi suficiente para alcançar seu adversário direto que evoluiu apenas 2648 e terminou o segundo turno em primeiro lugar com um total de 27.258.

Eleições 2018: 2º Turno – Presidente

 

Eleições 2018: Comparação entre turnos

Para os cargos estaduais e federais, infelizmente Seropédica não elegeu ninguém, talvez pela grande quantidade de candidatos locais ou pela queda de braços entre poderes em nosso município. Destacando a expressiva votação do Médico Dr. René Vigne (4.645 votos) e logo atrás Felipe Anabal, filho do atual prefeito. Outros três candidatos vieram da câmara dos vereadores, são eles: Aguinaldo Luis, Anderson Medeiros e Waguinho do Emiliano. Eles disputaram votos entre si, mostrando assim que em 2020 podem usar o resultado de 2018 como termômetro. Vale lembrar que, dr. René também é um possível candidato à Prefeito em 2020 e já pôde usar sua campanha como termômetro. Por fim, destacamos os candidatos Fábio Silva e André Corrêa que juntos levaram 1949 votos, tirando assim votos dos candidatos locais.

Eleições 2018: Deputado Estadual

Ainda para Federal, destacamos 9 candidatos que ficaram acima dos 900 votos, dentre os mais votados, foi Waguinho Anabal, filho do Prefeito Anabal Barbosa, outro destaque foi o declínio do candidato Wilson Beserra, que em 2014 obteve 30.109 votos em todo estado e mesmo após gozar de um período como deputado Federal, não conseguiu aumentar seu eleitorado e terminou a eleição com 20.597 votos, com apenas 2.763 em Seropédica. Assim como ocorreu para Deputado Estadual, candidatos de outros municípios tiveram importante participação neste pleito e dentre os mais votados, tivemos 6 candidatos que juntos, abocanharam 6842 votos dos candidatos locais.

Eleições 2018: Deputado Federal

 

 

Compartilhe isso:
Facebook
Twitter
Google+
https://www.seropedicarj.com.br/analise-das-eleicoes-2018-em-seropedica/
LinkedIn
Acompanhe pelo Email
RSS

Marcos Vinícius Monteiro

Analista de Sistemas, formado pela Universidade Estácio de Sá, atualmente, especializado em Produção de Vídeo Marketing, Assessoria Política e na área de Informática, em Desenvolvimento de sistemas, gerenciamento de redes, Desenvolvimento Web e Manutenção em hardware em Geral. Trabalha com mídias sociais, marketing, produção de vídeos e matérias jornalísticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *